Muitos de nós tentam manter a mente alerta, fazendo quebra-cabeças e aprender coisas novas. Mas existem certas atividades e hábitos diários que pode reduzir o qi de uma pessoa, e isso não perceber isso. Descubra como você pode estar sabotando sua própria inteligência, mesmo sem perceber.
Hábitos diários que estão a reduzir o seu qi
A pesquisa descobriu que as seguintes coisas e hábitos para diminuir o qi e a ruína das funções cognitivas. Alguns destes podem surpreendê-lo, enquanto que outros têm sentido.
1. Comer uma dieta rica em gorduras saturadas
Uma dieta rica em gorduras saturadas pode prejudicar o funcionamento do nosso cérebro e reduzir o qi. Estudos têm mostrado que dietas graxos pode afetar a nossa capacidade cognitiva, reduz nosso tempo de reação, danos nossa memória e, até mesmo, causar sentimentos de depressão. A gordura saturada encontrada nas carnes processadas, bolos e biscoitos, é o pior culpado.
O estudo da Universidade de Montreal descobriram que uma dieta rica em gorduras também podem afetar o nosso humor e de que a ingestão de alimentos com alto teor de gordura pode ser viciante e nos faz querer comer mais quantidade.
2. Executar muitas tarefas ao mesmo tempo
Earl Miller é um neurocientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que é especializada na área de multi-tasking e a atenção dividida. Ele adverte que:
“O cérebro não foi projetado para multi-tasking. Quando as pessoas pensam que executar várias tarefas ao mesmo tempo, na realidade, estão a mudar de uma tarefa para outra, muito rapidamente, e cada vez que o fazem, há um custo cognitivo”.
Nossos lobos frontais só pode lidar com uma certa quantidade de informações de uma só vez. É semelhante a quando você abrir muitas abas no seu navegador de internet e o computador congela.
Multitarefa significa que você é menos eficiente em tudo o que fazemos. Isso também significa que você não mergulhar a uma profundidade suficiente na tarefa de ser de qualquer progresso real. Então, se você quer fazer um trabalho profundo, desativar as notificações e focar apenas no que você está fazendo.
3. O uso habitual de tv
Um estudo austríaco confirmou algo que eu já suspeitava: a televisão pode ser pudriéndonos o cérebro. Bem, pelo menos alguns dos reality shows e certos mostra que preencher tv a cabo.
4. Interrompido o sono
Estudos sobre hamsters têm mostrado que a perturbação do sono pode afetar o nosso ritmo circadiano, nossos padrões de energia de dia e de noite. Os efeitos podem durar até um mês e pode afetar a aprendizagem e a função cognitiva. Talvez seja esta a razão por que muitos pais acham que é difícil concentrar-se.
Se você não consegue dormir bem à noite, você pode ter outros efeitos negativos para a saúde, tais como aumento da ansiedade pelo consumo de junk food e aumento do nível de estresse. Cumprir uma rotina regular de descanso pode ajudar a melhorar a aprendizagem e a função cognitiva, bem como a saúde em geral.
5. Sendo estressado o tempo todo
Ter uma agenda muito ocupada e sentindo estressado o tempo todo, pode ter um efeito negativo sobre a saúde geral e função do cérebro. Quando estamos estressados, nosso corpo é inundado por hormônios que afetam a nossa capacidade de pensar com clareza.
Brendan Kelley, um neurologista da Universidade de Estado de Ohio adverte que: “Os altos níveis de estresse estão associados não só às mais pobres funcionamento do cérebro, mas eles ainda podem ser ligados a um risco aumentado de desenvolver a doença de Alzheimer.”
Tem sido demonstrado que o stress-técnicas de redução como o exercício físico e meditação ajudam a reduzir o estresse e seus efeitos negativos.
6. Comer muito açúcar
Um estudo na universidade da califórnia mostraram que o consumo constante de açúcar para apenas seis semanas”, retarda o cérebro, prejudicando a memória e a aprendizagem”. Verificou-se que as dietas ricas em açúcar afeta o funcionamento das células do cérebro e a capacidade cognitiva. Allen Towfigh, também explica que “os diabéticos têm uma maior incidência de demência”.
E antes que você pense que só a redução de refrigerantes irá fazer o truque, tenha em mente que a fruta também é uma fonte de açúcar. O recente estudo realizado por pesquisadores da UCLA usado frutose, um açúcar simples que é encontrado em frutas, mel, legumes e verduras.
Isso não significa que comer frutas e legumes é ruim para você, claro que não, mas os alimentos com alto teor de açúcar devem ser consumidos com moderação, e como parte de uma dieta saudável e equilibrada. Além disso, comer ácidos graxos ômega-3, encontrado no óleo de linhaça e peixes gordos como a cavala e truta, pode proteger o cérebro contra esses danos.
Compartilhar esta: