Febre amarela doença viral causada por um arbovírus pertencente à família do Flaviviridaes. É uma doença aguda, causando hemorragias, que é transmitido por um mosquito hematófago infectado com o vírus.
Ele é chamado de uma febre ?Amarelo? devido ao corante pouco icterícia por hemólise que se origina nesta patologia. Esta doença costuma causar sintomas graves, tanto que mais da metade dos pacientes infectados morrem durante os primeiros 7 a 10 dias de doença.
Como espalhar a febre amarela
Este vírus é endêmico, o que significa que frequentemente fica em áreas tropicais da África, América Central e América do Sul. Esta doença tem dois ciclos de transmissão, o ciclo de selva e urbano.
É um mosquito que se desenvolve e se reproduz em recipientes que podem armazenar água, tais como tanques, vasos de flores e recipientes que podem ser encontradas fora das famílias de resíduos, garrafas, latas, recipientes plásticos, etc .. até Mesmo os ovos do mosquito podem resistir a períodos de seca de mais de um ano, por isso o ideal é eliminar a probabilidade de criação de sites e para limpar os recipientes que estejam expostos aos elementos.
Em geral, as epidemias de Febre amarela que surgiram em todo o mundo são devido à introdução de mosquitos infectados em grandes populações, onde a maioria da população não tem imunidade, já que não foram vacinados, o que acontece em países em via de desenvolvimento e está diretamente relacionada com as condições sócio-econômicas da população.
No entanto, existem medidas efetivas de prevenção, o que permitiria controlar o problema, tais como vacinação, de controle de vetor (mosquitos), e o diagnóstico atempado.
Sintomas e sinais
Os sinais e sintomas da doença tendem a ser muito variável, em alguns casos pode ser assintomática ou tem um leve manifestações, enquanto em outros casos, os sintomas podem ser graves, causando a febre hemorrágica e a taxa de mortalidade nestes casos, muitas vezes, chegar a até 50%.
Os sintomas gerais que são apresentados durante a infecção pelo vírus da febre amarela:
- Febre
- Dores de cabeça
- Icterícia (amarelamento da pele e mucosas)
- Dores musculares
- Náuseas
- Vómitos
- O cansaço
Como evolui a doença
A evolução da doença passa por três períodos característicos:
- Infecção: é também conhecida como a fase viremica, desde que o paciente é a fonte de infecção. Aparece de 3 a 6 dias após a picada de mosquitos, corresponde ao início do aparecimento dos sintomas, que geralmente é de forma tórpida ou espontânea. A febre é alta, normalmente superior a 39 graus celsius, calafrios, dor de cabeça, náuseas, mal-estar geral, dores musculares, e um sinal de Faget que se refere à diminuição da frequência cardíaca com o aumento da temperatura.
- Remissão: este período dura de 1 a 2 dias, e correspondem ao desaparecimento do vírus. Os sintomas começam a desaparecer e muitos dos pacientes que começam a melhorar, esse processo geralmente leva entre 2 e 4 semanas. Embora isto não aconteça em todos os pacientes, muitos deles sofrer uma recaída, onde os sintomas surgem novamente e muito, muito mais forte, dando origem ao terceiro período da doença.
- Intoxicação: é nesta fase os sinais e sintomas são muito mais graves, o paciente apresenta icterícia, dor abdominal grave, sangramento do nariz, gengivas e do reto. Neste momento, o fígado e os rins começam a falhar, de modo que o paciente xixi ou muito pouco, Em casos muito graves, pode haver envolvimento cardíaco e o cérebro.
Tratamento
Não há tratamento específico para esta infecção, apenas tratamento sintomático deve indicar repouso absoluto, o uso de rede mosquiteira, a administração de paracetamol ou acetaminofeno quando um paciente apresenta-se com febre e dor, ignorar qualquer outro analgésico ou anti-inflamatório que podem contribuir para a diminuição de plaquetas e, consequentemente, aumentar o risco de sangramento, o paciente deve ser avaliado diariamente para detectar possíveis complicações.
É importante orientar o paciente e familiares, você deve evitar as picadas de mosquito, durante pelo menos os primeiros 5 dias da doença que o paciente é um reservatório do vírus e pode causar a propagação da mesma. Você também deve indicar o que pode ser possíveis complicações e sinais de alerta (Hemorragia, Icterícia, diminuição da quantidade de urina).
Pacientes com sintomas graves são internados por que eles precisam de terapia avançada, que inclui fluidos, medicamentos, oxigênio e acompanhamento de cada órgão e sistema.
Leia com atenção:
O conteúdo publicado em Vida Lúcidos são apenas para fins informativos. Os temas da saúde, da nutrição e dietas não deve ser um substituto para o diagnóstico ou consulta com um Profissional Médico.
0/5
(0 Comentários)