É possível que você não olhar muito, muitas vezes em suas unhas, mas você sabia que as unhas podem dizer muito sobre a sua saúde? Você sabia que existem centenas de condições médicas e doenças que podem causar alterações nas unhas? Sua unha pode mostrar o histórico de problemas psicológicos e de saúde recente, e tem sido usado como uma ferramenta de diagnóstico desde os tempos antigos.
Alterações nas unhas que mostram problemas de saúde
Às vezes, a alterações nas unhas pode ser uma infecção ou lesão por fungos, mas o prego, às vezes, pode indicar um problema subjacente mais grave, como um problema no fígado, pulmões ou coração.
A meia-luas na base de suas unhas
Quando as unhas são saudáveis, eles têm uma cor rosada e as luas perto da base das unhas são de cor rosa pálido ao branco. A meia-luas na base da cama do prego são um indicador de boa saúde da tireóide. Cada prego que está faltando um meia-lua indica tiróide, o mais fraco. A tireóide é fraco ele pode causar alterações de humor, depressão, queda de cabelo e outros sintomas.
A textura das unhas
Unhas saudáveis são lisas, sem saliências, sulcos, manchas ou descoloração. Mas o que acontece se você ver que suas unhas mudaram de cor, forma, textura, espessura, ou qualquer outro padrão de crescimento anormal, e não sei a razão por que? Bem, talvez seja a hora de visitar o seu médico.
Abaixo, você vai aprender a ler os sinais de que suas unhas e descobrir os segredos que dizer sobre o seu estado geral de saúde:
1. Unhas quebradiças
Unhas quebradiças podem ser resultado do envelhecimento ou uma longa exposição a detergentes ou unha polonês, mas, às vezes, pode indicar uma infecção fúngica das unhas, líquen plano (uma condição que causa erupção cutânea com comichão na pele ou na boca), doenças da tireóide ou a psoríase. Em raros casos, ele também pode ser uma indicação de uma artrite reativa, que é doloroso, uma forma de artrite inflamatória.
2. Unhas descoloridas
Unhas amarelas podem aparecer devido ao uso prolongado de esmaltes, mas pode indicar infecção fúngica ou psoríase ungueal. Você também pode indicar várias outras doenças, tais como: icterícia devido a um problema de fígado, infecção do sinus, um problema com a glândula tireóide, infecção pulmonar e edema linfático (retenção de líquidos que geralmente ocorre em braços ou pernas).
Prego verde-preto indica uma infecção bacteriana que, geralmente, ocorre sob os pregos soltos.
Unhas de azul ou roxo pode indicar uma falta de oxigênio.
Unhas cinza pode ser causado por certos medicamentos.
Unhas marrom pode indicar uma doença da tireóide ou desnutrição. Unhas que são metade branca na parte inferior e médio marrom perto as dicas podem ser um sinal de insuficiência renal, AIDS, ou aparecer após a quimioterapia.
Branco unhas pode ser um sinal de envelhecimento, infecção fúngica das unhas ou deficiência de ferro (anemia), bem como outro tipo de doença, tais como: cirrose (cicatrização do fígado), insuficiência cardíaca ou renal, diabetes, hipertireoidismo, desnutrição, ou após a quimioterapia.
3. As unhas têm engrossado
Existem algumas razões para ter unhas grossas, mas eles são mais comumente causada por uma infecção fúngica das unhas, mas também pode resultar de psoríase e artrite reativa (doloroso, uma forma de artrite inflamatória). As unhas amareladas, espessamento e crescimento lento, também pode indicar doenças pulmonares.
4. Pregos soltos
Quando as unhas estão soltos e pode se separar do leito da unha, isso pode indicar uma lesão ou infecção, bem como doenças da tireóide, psoríase, má circulação ou reação alérgica aos medicamentos.
5. Unhas colher em forma de (koilonychia)
Quando você tiver alterações nas unhas , onde eles se curvam para dentro e olhar de fora, ele pode indicar deficiência de ferro (anemia), hemacromatosis (condição do fígado que produz uma sobreposição de ferro), a doença de Raynaud (que afeta o suprimento de sangue para os dedos das mãos e dos pés), doença cardíaca, hipotireoidismo e
6. Picada ou mossas nas unhas
Picada ou pequenas amolgadelas nas unhas podem indicar psoríase, eczema, artrite reativa, e o areata do alopecia (perda de cabelo devido a uma doença auto-imune).
7. Sulcos nas unhas (Beau linhas)
Se você notar profundas linhas ou sulcos que passam através do prego, pode ser o resultado de quimioterapia, uma lesão prévia, exposição a temperaturas frias, doença de Raynaud, doença que afeta o suprimento de sangue para os dedos das mãos e dos pés, diabetes, doenças vasculares, a deficiência de zinco e doenças associadas com febre alta.
8. Unhas boates
O acropaquia, também chamado de digital clubbing é quando a ponta dos dedos e unhas são excepcionalmente curvada em torno da ponta dos dedos. Pode ser inofensivo, devido ao aumento do fluxo de sangue na ponta do dedo e pode ser hereditária, mas se isso ocorre de repente, ele pode indicar um baixo nível de oxigênio no sangue, que podem indicar a doença de pulmão, bem como outras doenças, tais como doença de coração, doença inflamatória intestinal (DII), doenças hepáticas e AIDS.
9. Linhas brancas descendo as unhas
Neste caso, as linhas paralelas à base da unha. Não confundir com manchas brancas ou manchas que são normais, mas quando há linhas brancas paralelas para cada unha, é um sinal de baixos níveis de proteína no sangue, o que pode ser devido à desnutrição ou doença hepática.
10. Listras escuras descendo as unhas
Isso é comum entre as pessoas de raça negra e na maioria dos casos, é normal. No entanto, às vezes, pode indicar um câncer de pele que afeta o leito da unha, chamado melanoma subungual. Geralmente, este tipo de câncer afeta apenas uma unha.
11. Pequeno listrada vermelha ou manchas escuras sob as unhas
Geralmente são linhas de sangue causado por pequenos vasos sanguíneos danificados e são chamados de splinter hemorragias. Isso não é nada para se preocupar, mas se muitas unhas são afetados, poderá indicar outra doença subjacente.
Não ignore as unhas e os sinais de saúde que indicar. Dê uma olhada em suas unhas mais freqüentemente para monitorar a sua saúde. Suas unhas e sua saúde em geral estão intimamente relacionados, e vai oferecer uma janela para a sua saúde.
Compartilhar esta: