Conhecido como um procedimento realizado anualmente, a matrícula escolar, ou mais especificamente, a matrícula Brasilia 2021, é um processo que deve ser feito para que a Secretaria da Educação possa organizar vagas e assim, realocar os alunos, mantendo todos perto de casa conforme o possível.
Esse procedimento é executado por meio das informações que são cedidas na hora da matrícula, dessa forma, organizando os estudantes de acordo com as instituições perto do endereço de cadastro. Dessa forma, é importante fazer a matrícula assim que o período fica disponível no site, do contrário, é possível que se perca a candidatura do aluno em um colégio perto da moradia.
Esse procedimento criado foi desenvolvido para que os pais não percam tanto tempo indo até o local de estudo para fazer a inscrição, fazendo sua parte inicial primeiramente pela internet, e depois, indo até a instituição com todos os documentos existentes.
Esse processo pode ser feito em todas os estados brasileiros, basta que procure se informar da sua localidade.
Como funciona a matrícula escolar?
Para conseguir participar do processo de cadastro da matrícula escolar, é preciso que o aluno esteja dentro de algumas categorias prévias, que são:
- Alunos que estejam iniciando a vida escolar,
- Alunos da rede pública que querem realizar a transferência para outra instituição de ensino estadual ou municipal,
- Alunos que querem permanecer na rede pública de educação no próximo ano,
- Alunos que tem a intenção de retomar os estudos em qualquer ano escolar,
- Alunos que desejam se inscrever no EJA (Educação Jovens e Adultos) e que tenham pelo menos 15 anos de idade.
Para os pais ou responsáveis que querem realizar o cadastro o quanto antes, é necessário ligar no número de telefone 156 e selecionar a opção 2. Será preciso estar com os documentos em mãos e saber os dados corretos da escola desejada.
Já na segunda etapa, a conhecida também como a efetivação da matrícula, será necessário ir pessoalmente até onde o aluno foi contemplado com a vaga.
Quais são os documentos necessários?
É preciso alguns documentos específicos para realizar a efetivação da matrícula, entre eles temos:
- Certidão de nascimento,
- Diploma ou declaração de transferência assinado pela escola anterior (este documento não pode conter rasuras ou emendas),
- Cartão de vacina atualizado,
- Comprovante de residência atualizado (com validade de, no mínimo, 3 meses),
- Duas fotos 3×4,
- RG e CPF do aluno ou dos pais, no caso de alunos com menos de 18 anos,
- Cartão do SUS ou do Bolsa Família (se for o caso),
- Nome do pai e da mãe ou dos responsáveis,
- Ano e série pretendida, Opção de Instituição de Ensino.
O calendário de matrícula ainda não está disponível para o ano de 2021, mas comumente, as matrículas começam com as inscrições no mês de dezembro ou também de janeiro, assim como também é feito esse procedimento para renovação, alunos novos e também remanejamento de vagas, que são abertas para toda a população brasileira.
Dessa forma, fica muito mais fácil para os interessados saberem corretamente como é o processo de matrícula.