A dieta da saúde da mulher não é sobre comer menos; trata-se de comer mais – mais alimentos ricos em nutrientes, eliminar as calorias vazias e mantê-lo cheio o dia todo. Isso é importante, porque restringir a comida vai matar o seu metabolismo. Ele envia um sinal para o seu corpo que diz: “Estou morrendo de fome aqui!” E seu corpo responde retardando sua taxa metabólica para manter as reservas de energia existentes.
O que é pior, se a escassez de alimentos (ou seja, a sua dieta radical) continua, você começará a queimar o tecido muscular, o que só dá ao seu inimigo, gordura visceral, uma vantagem maior. Seu metabolismo diminui ainda mais, e a gordura continua a reivindicar ainda mais território.
Um estudo na Finlândia analisou conjuntos de gêmeos idênticos e descobriu que, em cada grupo de irmãos, o gêmeo que dormia menos e estava sob maior estresse tinha mais gordura visceral.
Seu corpo precisa de proteína para manter o músculo magro. Em um artigo de 2006 no American Journal of Clinical Nutrition , os pesquisadores argumentaram que a ingestão diária recomendada recomendada de proteína, 0,36 gramas por quilo de peso corporal, é totalmente inadequada para quem faz treinamento de resistência e recomenda que as mulheres obtenham entre 0,54 e 1 grama por quilo de peso corporal. (Se você quiser perder peso, use seu peso corporal como seu guia.)
Adicione uma porção, como 3 onças de carne magra, 2 colheres de sopa de nozes ou 8 onças de iogurte desnatado, para cada refeição e lanche. Além disso, pesquisas mostram que a proteína pode queimar calorias pós-combustão em até 35%.
Pesquisadores canadenses relatam que dieters com mais organoclorados (poluentes de pesticidas, que são armazenados em células adiposas) experimentam uma queda maior do que o normal no metabolismo, pois perdem peso, talvez porque as toxinas interfiram no processo de queima de energia. Em outras palavras, os pesticidas dificultam a perda de quilos.
É claro que nem sempre é fácil encontrar – ou pagar – produtos orgânicos. Mas, em geral, itens cultivados convencionalmente que você descasca – abacate, grapefruit, banana – são bons. Mas escolha orgânico ao comprar aipo, pêssegos, morangos, maçãs, mirtilos, nectarinas, pimentões doces, espinafre, couve e couve, cerejas, batatas e uvas importadas; eles tendem a ter os mais altos níveis de pesticidas.