“A água não resistir. A água flui quando você mergulhar sua mão nela, tudo que você sente é uma carícia. A água não é uma parede sólida, não pare. Mas a água sempre vai para onde ele quer ir, e no final, nada pode se opor. A água é paciente. O gotejamento de água desgasta a pedra. Lembre-se de que, meu filho. Lembre-se que você está de meia água. Se você não consegue atravessar um obstáculo, lançá-lo. A água faz.” Margaret Atwood, em seu romance O Penelopiad. Por ser perto da água altera nosso cérebro? Leia mais para saber alguns dos motivos que dá a ciência sobre a necessidade de se estar perto de água com mais frequência.
Esta é a razão pela qual você tem de estar perto da água mais vezes
Na verdade, os seres humanos senti por muito tempo uma ligação para a água que vai além do necessário para a sobrevivência. Aqui está uma coleção de sabedoria de cientistas, psicólogos e biólogos marinhos sobre o efeito da água na mente e no corpo, e por isso devemos ser mais próximo da água com mais frequência.
1. A água que contém os íons negativos
A maioria de nós está inundado com íons positivos, tais como a emitida a partir de dispositivos electrónicos, tais como microondas e computadores. Quando recebemos um excesso de íons positivos, sem negativo para combinar, podemos desequilibrarnos. Os íons negativos provenientes principalmente naturais, fontes de energia, tais como tempestades, rios e marés do oceano. Uma atmosfera rica em íons negativos, aumenta a nossa capacidade de absorção de oxigênio, ajudando o nosso corpo e mente para rejuvenescer a uma taxa mais rápida. Para manter um equilíbrio iônico também melhora os níveis de serotonina, o que pode ajudar a regular o nosso humor.
2. A água é terapêutico quando estamos a experimentar mudanças em sua temperatura
A água fria pode renovar o corpo e despertar a mente. Por esta razão, nadar em um lago congelado, especialmente em um dia quente de verão, você pode ser revigorante e espiritual. A água quente, pelo contrário, tem um efeito calmante. Um banho quente pode relaxar os músculos e ajudar a acalmar a mente. Esta versão, sem esforço, a partir da tensão mental e física, pode ser extremamente benéfico após um dia estressante.
3. A água provoca um estado de espanto
A natureza científica do “temor” é uma questão de tendência no mundo da psicologia. O que antes foi pensado para ser um fenômeno puramente espiritual, é agora a demonstrar que tem benefícios, tanto físicos quanto mentais. Talvez o mais universal de “temor” é o nosso mundo natural. Corpos de água, como oceanos e lagos, pode nos ajudar a conectar facilmente com o nosso estado-da-maravilha. Isso promove a atenção, reduz o estresse e aumenta o nosso bem-estar físico. Talvez seja esta a razão por que os residentes urbanos foram regularmente expostos a um corpo de água natural, foram mostrados para ter níveis de estresse psicológico mais baixos do que aqueles que não o eram.
4. A água facilita a meditação
O ritmo das ondas batendo nos coloca em um estado de meditação profunda e sem esforço. Juntamente com a capacidade da natureza para induzir o medo, como descrito acima, o ritmo de água pode arrullarnos para um estado de profundo relaxamento hipnótico.
Mesmo um pequeno corpo de água, como uma fonte da área de trabalho, você pode diminuir o seu nível de ansiedade, melhorar a clareza mental e liberar a tensão.
Talvez ninguém na terra ama a água como Wallace J. Nichols, autor de Azul Mente: A surpreendente ciência que mostra como o fato de ser perto, dentro, ou sob a água pode fazer você mais feliz, mais saudável, mais conectados e melhor no que faz. Em seu livro, ele resume a nossa responsabilidade na terra, no seguinte forma:
“Preservar, proteger e restaurar nossas águas são tarefas para muitas vidas, e, por vezes, o esforço pode parecer esmagadora. Mas enquanto estamos conectados com todas as muitas, muitas bênçãos que nos dá água, e continuar a manter esse amor em nossas mentes e corações, sempre que nos lembrar que devemos esperar, em seguida, nossas histórias vai ajudar você a se conectar com os outros, com a água e incentivá-los a fazer o que pode para ajudar a cuidar deste lindo mundo de Mármore Azul.” Na verdade, temos de valorizar a terra e proteger a santidade de nossas águas. Certamente, se esforçam para retornar o favor.
Compartilhar esta: