Quando as coisas ficam difíceis, muitas pessoas se voltam para uma citação motivacional para um pouco de inspiração. Alguns desses ditos pithy tornaram-se partes celebradas do léxico da sociedade. Alguns incluem:
“Eu não falhei. Acabei de encontrar 10.000 maneiras que não vão funcionar.”- Thomas Edison
“Ninguém te pode fazer sentir inferior sem o teu consentimento.”- Eleanor Roosevelt
“Se você não pode voar em seguida, correr, se você não pode correr em seguida, andar, se você não pode andar em seguida, rastejar, mas o que quer que você faz você tem que continuar em frente.”- Rev. Martin Luther King, Jr.
Mas de todas as coisas que as pessoas—famosas, influentes e outras—têm a dizer, o que faz algumas voltas de frase tão poderosa que se tornam mantras por gerações?
Dependendo de quem você pergunta, O apelo parece estar em uma combinação de boa wordsmithing, psicologia motivacional, e uma medida da self-selection. Obviamente, as pessoas que tendem a se sentir inspiradas por citações motivacionais vão encontrá-los mais ressonantes do que aqueles que não acham frases simples e ditos para ser particularmente significativo.
O fator de coaching
Fader diz que há um processo de self-selection que reduz a população de pessoas que são atraídas para discursos motivacionais. Além disso, a mensagem que outra pessoa acredita que você pode alcançar o que você quer alcançar pode ser um poderoso incentivo para se esforçar mais. Se o teu professor, treinador ou mentor acredita que podes fazer alguma coisa, é mais provável que o faças.
Há um pouco de treino implícito que acontece quando se lê. É construir essa auto-eficácia nesse tipo de diálogo que você está tendo consigo mesmo.
O poder da linguagem
Os estudantes de latim vêem exemplos de aforismos de 2000 anos atrás, como ubi concordia, ibi victoria,’ onde há unidade, há vitória.Normalmente, estes ditos envolvem alguma perspicácia colocada em termos memoráveis. São pequenos triunfos de retórica, no sentido antigo e positivo da palavra”, diz ele.A forma como uma ideia é expressa pode afetar juízos sobre o seu mérito.
A formulação contribui para a eficácia—para o melhor ou para o pior. Farnsworth aponta para um estudo de 2000 realizado por cientistas cognitivos no Lafayette College que descobriu que quando as pessoas foram mostradas duas declarações do mesmo ditado, os participantes do estudo eram mais propensos a dizer que o aforismo rimante parecia verdadeiro.
Como o advogado do OJ Simpson disse uma vez,” se a luva não se encaixa, você deve absolver.”O estudo mostra que a forma como uma ideia é expressa pode afetar julgamentos sobre o seu mérito”, diz ele. Um exemplo mais otimista e motivacional é: Seja o que for que a mente do homem possa conceber e acreditar, ela pode alcançar, por Napoleon Hill.
Embora haja muitas maneiras de dizer a mesma coisa, uma pode ser mais agradável e convincente do que todas as outras por causa da forma como as palavras são organizadas.
Um exemplo é o uso de construção paralela, de modo que as duas metades de uma reivindicação são atrativamente equilibradas, como ‘casar com pressa, arrepender-se no lazer.A inversão da estrutura, ou ‘chiasmus’, também é atraente – ‘não pergunte o que seu país pode fazer por você; pergunte o que você pode fazer pelo seu país'”, diz ele.