O Samsung Galaxy Z Flip é um dos primeiros celulares a oferecer design dobrado na vertical, lembrando a estética dos celulares flip do início dos anos 2000. O telefone tem uma tela de vidro de 6,7 polegadas com um pouco de 21,9:9. Quando é exibido mede 15,4 mm e quando dobra mede 6,9 mm pode guardar facilmente em seu bolso, e este é um ponto a favor.
Seu design é confortável e compacto. A companhia reforçou o painel e redesenhou a dobradiça para evitar fuga de pó ou qualquer outra partícula dentro do móvel. De acordo com a companhia, o celular foi submetido a vários testes para provar que pode suportar até 200 mil dobras, o que é uma média de 100 recolhidos diariamente durante cinco anos.
O telefone se dobra com facilidade e a divisão das duas telas quase não se percebe quando é exibido. O smartphone pode ficar aberto em diferentes ângulos, entre eles em formato de L, por exemplo, deixá-lo apoiado na mesa enquanto se faz uma chamada de vídeo ou para tomar uma selfie.
Tamanho do celular e modo de manuseio
Ademais do display principal de 6,7 polegadas, no exterior, há uma mini tela always on de 1,1 polegadas que permite ver a hora e as notificações. Por outro lado, quando o telefone está fechado, esse pequeno display pode ser usado para tomar selfies. Para isso, tem que ativar o modo câmera, pressionando duas vezes o botão de ignição que está na lateral do celular.
Outro ponto interessante é a reconfiguração e adaptação do software a este projeto dobrando-se. A distribuição de conteúdo se adapta tendo em conta se o computador estiver dobrado ou desdobrado. Isto é o que a companhia decidiu chamar de “modo flex”.
Isto quer dizer que, quando você tem o celular exibido enquanto, por exemplo, você está reproduzindo um vídeo do YouTube, você verá o conteúdo na parte superior e todas as listas de reprodução e outras informações são mostradas no resto do display, seguindo essa estética alongada. Mas quando o móvel se dobra automaticamente a aplicação se adapta de tal modo que a parte superior do display mostra o clipe e na parte inferior, os controles de navegação.
Por sua vez, se abrem duas aplicações de margem ou edge se verá que automaticamente serão uma em cima da outra, para poder usá-las em simultâneo e com maior facilidade.
Em síntese pode-se dizer que o celular tem um design compacto, assim você pode guardar facilmente no bolso e também sente confortável na mão. O redesenho da tela e dobradiça permitem que o computador se curva com facilidade e adotar diversas posturas.
Lentes e Câmeras
Essa câmera frontal oferece resolução de 10 MP, abertura de f/2.4 e permite fazer fotos com ângulo de 80 graus. Por outro lado, conta com câmera principal duplo (no canto superior do display de 6,7 polegadas).
Consiste em uma lente ultra grande angular de 123 graus, 12 MP de resolução e abertura F/2, 2; e uma lente grande angular de 78 graus, resolução de 12 MP e abertura F/1.8. Conta com estabilização de imagem óptica, e é possível fazer zoom digital de até 8x, bem como gravar vídeos em resolução 4k e HDR10+.
Ao contrário dos S20 não permitem fazer vídeos em resolução 8k, e não estão equipados com a tecnologia 5G. Este móvel é, por sua vez, tem um valor um pouco menor do que o que tinha o Fold quando foi lançado. O Galaxy Z Flip vai começar a comercializar, a partir de amanhã, para USD 1380; em tanto que a primeira geração de dobramento que a Samsung lançou há pouco mais de um ano, valor USD 1980.
Ficha técnica
Mas desde a comparar com o Samsung Galaxy S20 em questão de especificações técnicas, este último ganha porque tem mais câmeras, um processador mais novo e uma bateria maior. Também permite gravar em 8K, nem é compatível com 5G, como já mencionado.
O Galaxy Z Flip conta com Snapdragon 855, e uma bateria de 3300 mAh versus o processador Snapdragon 865 (ou Exynos 990) e as baterias de 4000 e 5000 mAh que oferecem os Samsung Galaxy S20, de acordo com o modelo.