O que as escolas podem e não podem pedir na lista de material escolar

Com a chegada de março, os estudantes de todo o país voltam às aulas. No caso da educação infantil, fundamental e Médio, um dos problemas que enfrentam os pais é ter que comprar as ferramentas que pedem os colégios nas listas escolares.

O que as escolas não podem pedir

Por isso, é importante que os agentes conheçam o que as coisas podem pedir os recintos das listas de úteis… e quais NÃO lhes podem pedir.

Em primeiro lugar, as instituições não podem obrigar os pais a comprar artigos de escritório (por exemplo, resmas de folhas e edredons para quadro branco), material de limpeza ou materiais para infra-estrutura.

O estabelecimento pode solicitar tais elementos como aportes voluntários, mas em nenhum caso pode obrigar a adquiri-los ou aplicar sanções aos alunos que não os levem.As escolas não podem pedir úteis de uma determinada marca. Você pode sugeri-la, mas NÃO exigi-lo.

NÃO é necessário pagar taxa para o centro do pais, nem podem cobrar por guias e fotocópias para os alunos.

Esses gastos são cobertos por uma concessão que entrega o Estado a todas as faculdades.No caso de recintos municipais e particulares subvencionados, não podem exigir a compra de tradução adicionais para disciplinas, porque os livros são os presenteia com o ministério da

Educação a todos os alunos

Podem solicitar textos extra só em casos devidamente justificados, mas NÃO podem exigir-los. Se um mandatário não quer comprar o livro, não podem aplicar sanções contra o aluno, nem impedi-lo de participar de uma classe.As escolas podem pedir uniforme escolar de uso obrigatório, mas NÃO podem impedir que o aluno participe de atividades por não tê-lo.

No caso de uma família que não possa arcar com o uniforme, o diretor de cada estabelecimento pode isentar temporariamente o estudante de usá-lo.