O cérebro das mulheres de idade mais lento do que os homens

O cérebro muda com o passar dos anos. Por exemplo, o cérebro de um bebê não é muito menor que a de um adulto, mas tem muitos mais neurônios.

imagem01-03-2018-14-03-38

O problema é que estes neurônios não são totalmente funcionais, porque eles não estão realmente conectados uns aos outros. Na medida em que crescemos e aprendemos, os neurônios são conectados e ocorrer gradativamente processos de poda sináptica, o que significa que muitos neurônios morrem, quase a metade, enquanto que aqueles que são uma parte do que podemos chamar de “caminhos neurais”, é reforçado.

No entanto, isso não significa que perdemos neurônios para sempre. Graças a neurogênese, as novas células nervosas continuam a nascer e a crescer em nossos cérebros. Obviamente, a taxa de neurogênese diminui com o tempo. Estima-se que, quando se atinge a terceira idade, a neurogênese é reduzido em 25%. No entanto, o cérebro não age da mesma forma em homens e mulheres.

Existem diferenças funcionais no cérebro entre homens e mulheres

Embora não possamos falar de um cérebro, “feminino” ou “masculino”, sabemos que existem algumas diferenças na forma como o cérebro funciona tanto em mulheres como em homens. Isto foi confirmado por um estudo realizado na Universidade da Califórnia, com base em mais de 46000 varreduras do cérebro.

Estes neurocientistas descobriram que os cérebros das mulheres são mais ativas em duas regiões: límbico áreas relacionadas com as emoções e o humor, e o córtex pré-frontal, associada à tomada de decisões, resolução de problemas e o planejamento de comportamentos complexos. No caso dos homens, as áreas do cérebro mais ativas foram os centros visuais e de coordenação. Mas as diferenças não terminam aqui, também foi descoberto que o cérebro dos homens está crescendo mais rápido.

O cérebro masculino com idades primeiro

neuronas

Outra equipe de neurocientistas, desta vez na Universidade de Edimburgo, descobriu que existe uma espécie de calendário do gene que controla a forma como o nosso cérebro muda ao longo da vida.

Para identificar este calendário genética do cérebro, analisou a expressão do gene em amostras de tecido cerebral em todas as fases da vida humana, desde o desenvolvimento no útero materno até os 78 anos de idade. Em seguida, eles descobriram que existe um modelo para a vida. Na verdade, a maioria das alterações na expressão de genes do cérebro foram concluídas durante a idade média.

Este calendário genética controlar como e quando os genes são expressos no cérebro durante as diferentes fases da vida de uma pessoa, a fim de realizar uma série de funções essenciais. Na verdade, o calendário é genética é tão preciso que nos permite prever a idade de uma pessoa simplesmente pela análise dos genes que são encontrados em uma amostra de tecido cerebral.

E o mais curioso é que este calendário genética, envelhecimento cerebral é atrasado um pouco em mulheres, em comparação com os homens. Isso significa que o cérebro masculino idades mais rápido. Na verdade, de um outro estudo, realizado na Universidade de Szeged, foi encontrado que as estruturas subcorticais do cérebro masculino idades mais rapidamente, o que pode explicar por que os homens são mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças neurológicas como a doença de Parkinson.

Compartilhar esta: