Quais são os sintomas da febre reumática e seus riscos

A febre reumática é uma doença do tipo de doença inflamatória, sistêmica,
secundário a uma reação auto-imune à infecção do strep produzidos
ao nível das vias aéreas superiores.

Causa da febre reumática

O agente causador da febre reumática é o streptococcus beta hemolítico do grupo A.

Após a infecção da faringe lançado componentes das bactérias que podem gerar determinantes antigênicos (epitopos) em outros tecidos humanos, de modo que você pode desenvolver um processo auto-imune com envolvimento de múltiplos órgãos (coração, sistema nervoso e articulações).

Os sintomas da febre reumática

Os sintomas típicos da febre reumática é apresentada mais tarde
um período de latência (desde a infecção até que ele produz sintomas),
aproximadamente 2 a 3 semanas. Entre os sintomas gerais que podem ser
presentes são:

  • A febre pode ser alta ou moderada maior do que de 38,5 graus celsius, com duração de vários dias (10 a 15).
  • O cansaço, a fadiga física e mental.
  • Artrite (inflamação nas articulações): é um dos sintomas mais frequentes, chegando a afetar de 75% dos pacientes. É caracterizada por poliarticular, início agudo e insidiosa, assimétrico, com a migração das articulações afetadas e apresenta uma predileção para os membros inferiores e articulações grandes, antes de manifestar-se, em membros superiores. Você poderá efetuar sem sequelas.
  • Artralgia (dor nas articulações): também é comum e ocorre em várias articulações ao mesmo tempo.
  • Adynamia (fraqueza): é caracterizada pela paciente que, na fraqueza e fadiga chega a tal ponto que é acamados ou é difícil reagir com movimentos.
  • Hipo ou anorexia (perda de apetite e a ingestão de alimentos).
  • Miocardite, pericardite ou endocardite: inflamação das diferentes áreas do coração, quer na sua cobertura externa (pericardite), como o músculo do miocárdio (miocardite) e do interior do coração (endocardite), de modo que o paciente pode manifestar sintomas associados com insuficiência cardíaca e exame físico para apresentar sopros cardíacos (ausculta) alterações de válvulas como regurgitação mitral e insuficiência aórtica. Tem um período de latência de aproximadamente 3 semanas, você também pode ver expresso alterações no eletrocardiograma.
  • Coreia Syndenham (também conhecida como mal de St. Vitus, ou Coreia doença Reumática) é uma doença infecciosa, em nível de sistema nervoso central secundário para a febre reumática, em apenas 2% dos casos, o que pode ocorrer meses após o antecedente inicial, dor de garganta, e consiste em espasmos incontroláveis e acelerado de vários grupos musculares, falta de eficácia (imperícia) e semelhante a espasmos, quem vê os movimentos de dança descontrolada (por isso o nome da coréia e Syndenham em homenagem ao médico inglês que descreveu a doença). Você pode observar, além de caretas, alterações de caráter, irritabilidade e mudanças bruscas de humor (que vai do choro ao riso ou vice-versa).
  • Nódulos subcutâneos: são indolores massas celulares e pequenos (abaixo de 2cm), não aderida a planos profundos, que estão presentes na superfície de extensão das articulações.
  • Eritema marginal: início incomum em 5% dos casos, ocorre em braços ou tronco, mas, geralmente, não dão sintomas, ao nível do rosto. Consiste em uma erupção evanescente, cor-de-rosa, não-coceira (que não produz coceira), com bordas irregulares, e a pele parece saudável, no centro.
  • Dor Abdominal que podem se assemelhar a outras entidades, como a apendicite.

O diagnóstico de Febre Reumática

Atualmente existe um ensaio clínico ou laboratorial para confirmar a presença de febre reumática.

O diagnóstico é baseado na suspeita clínica e os critérios (maior e menor) da Organização Mundial de Saúde, no contexto de uma infecção anterior pelo streptococcus beta hemolítico do grupo A.

O quadro clínico habitual é precedido, em cerca de 3 semanas, dor de garganta, vermelhidão, tonsillar, com a presença de exsudato ou não, petéquias (manchas vermelhas na boca, inchaço dos gânglios linfáticos no nível submandibular ou laterocervicales, dor ao engolir, febre, dor abdominal, aparecendo mais tarde os sintomas acima descritos, característica da doença.

Riscos dos sintomas da Febre Reumática.

A febre reumática pode ter uma intensidade distinta e evolução de paciente para paciente, variando de formas comum de puro apresentações dos mais complexos e graves coreia do carditis isolados ou em associações de vários sintomas.

A gravidade da febre reumática é determinada pelas sequelas do coração, que poderia ocorrer a partir comprometida a integridade das funções cardíaca e valvular, bem como no nível neurológico, após apresentar sintomas compatíveis com a coreia do Syndenham.

0/5

(0 Comentários)