Todos os dias aparecem na televisão, na rádio e qualquer outro modelo midiático diferentes propagandas sobre financiamento, empréstimo, crédito consignado e muitas outras formas de conseguir dinheiro da qual nunca ouvimos falar.
Caso você esteja em uma fase difícil e precisa muito de dinheiro emprestado, é importante começar a entender por completo como funcionam cada uma delas, assim você não corre o risco de se afundar em juros e arcar com valores que não poderá pagar futuramente.
Entenda melhor aqui o que é empréstimo pessoal e consignado e suas diferenças.
Qual a diferença entre empréstimo pessoal e consignado?
No mercado atual é possível encontrar diferentes maneiras de ter crédito para financiamento, porém é importante você ter certeza daquela que irá contratar, do contrário, poderá se endividar ainda mais.
Empréstimo consignado: o que é?
O crédito consignado é um tipo de empréstimo destinado principalmente para aposentados, trabalhadores da iniciativa privada, aqueles que são servidores públicos e também pensionistas. A principal vantagem em relação aos concorrentes é que ele tem juros bem mais baixos do que o já conhecido cheque especial, possui desconto direto na folha de pagamento, o que permite que seja contratado mesmo que a pessoa tenha o nome “sujo”, além de conseguir dividir as parcelas.
Já o crédito pessoal é destinado para aqueles consumidores que tem vínculos com o sistema financeiro e os serviços que estão solicitados, seja por meio de conta corrente, conta salário, cheque e cartão de crédito. Nesse caso é preciso que se tenha o nome limpo, pois as empresas vão fazer a consulta no SCPS ou no Serasa também.
Essas taxas de juros são variáveis e o prazo de pagamento é em média de até 24 vezes, tudo por meio do boleto bancário, cheque ou débito automático na conta corrente.
É importante que você primeiro faça os cálculos diante da quantidade de parcelas e tenha certeza de que conseguirá arcar com os custos que estão por vir.
Empréstimo pessoal: o que é?
O crédito pessoal é um modo de empréstimo que é oferecido pelos bancos e financeiras. Ele é ideal para despesas imediatas, como por exemplo o conserto de um carro, pagar determinada dívida, reforma de casa e outros.
Se você acha que o empréstimo pessoal é a melhor opção para você, é necessário primeiro procurar a instituição financeira que possui conta. O seu banco é considerada a melhor opção, desse modo você não fica suscetível aos golpes que existem por aí.
Depois é indicado que você tente negociar com o seu gerente as condições de pagamento e ficar super atento(a) aos juros do pagamento. Ter o nome limpo, um endereço e todos os seus documentos atualizados, além de menos de 30% da sua renda comprometida, aumentam e muito as suas chances de ter o crédito aprovado no banco.
Cada instituição bancária possui os seus juros, taxas e condições de pagamento, por isso é indicado pesquisar e negociar o máximo possível antes de fechar negócio.